top of page

SOBRE

ELIZABETH SAITO

17908948036906994.jpg

Sempre arte...

 

Me lembro quando tinha cerca de 6 ou 7 anos, minha mãe nos ensinou (meus irmãos Teruo e Keiko e a mim) a tecer uma almofada de arraiolo. Cada um fez o seu e ela montou as almofadas. Ela nos ensinou os pontos básicos de bordados, crochê, tricô e corte e costura.

 

Foi mais divertido ainda quando ela nos deu alguns livros e revistas nacionais e japonesas sobre estes assuntos. Adoro ler. Estudei com muita curiosidade e fiz roupas e acessórios para os meus brinquedos e de minha irmã caçula, Keiko, principalmente para a boneca Susi. Até vendi alguns vestidos de crochê para os filhos dos vizinhos que brincavam conosco em casa.

Qualquer coisa servia de material para complementar as peças que não tínhamos para nossas brincadeiras de “casinha”, até embrulho de bombom. Eu queria imitar as peças que apareciam nas fotos de propaganda em mangás dos brinquedos vendidos no Japão.

Na escola de língua japonesa, aprendia muito mais com desenhos. O melhor dia da semana era quando tínhamos aulas de origami. Eu “devorava” os livros de origami e dessa maneira conseguia fazer mais peças para meus brinquedos.

Aprendi a desenhar temas orientais e bonecas copiando de mangás e estojos escolares.

Eu registrava a maioria deles num caderno de anotações e meus estilos em trabalhos de educação artística. Participei de algumas exposições com meus trabalhos, ganhei alguns prêmios no 3ºano do colegial, além de prêmios de honra ao mérito em eventos de caridade patrocinados por uma empresa onde trabalhei.

E assim cheguei aqui...

Hoje, o meu hobby é a dança de salão e minha paixão a gafieira e o tango. Queria desenvolver roupas e acessórios com design têxtil mais adequados e práticos que combinassem comigo.

Esta idéia começou a tornar-se realidade quando conheci minha professora de batik, Dna. Marisa, há cerca de 4 anos em um bazar de rua na Vila Madalena em São Paulo. Com ela, aprendi pintura em seda no estilo batik / roketsu".

Enquanto pesquisava opções diversificadas de tinta e tintura para minhas echarpes de seda na internet, encontrei a Susana Uribarri e participei de vários cursos práticos e profissionalizantes.

Desde então, não parei mais. Venho ampliando e desenvolvendo minha pesquisa em opções de tipos de tecido e tintas diferentes disponíveis no mercado nacional e internacional, combinação de cores, técnicas distintas de pintura e tecnologia embarcada. As influências orientais são características marcantes em meus trabalhos. Claro que a influência da miscigenação da cultura brasileira fazem parte deles também.

Crio e desenvolvo produtos e acessórios práticos para uso pessoal, ornamental e utilitários para casa e escritório

Brevemente, minhas peças estarão agregadas à tecnologia de tecidos vestíveis (Wearables) e IOT (Internet das Coisas), ambos em fase de pesquisa.

bottom of page